terça-feira, 12 de maio de 2009

A CABANA - UMA ANÁLISE CRÍTICA (1)



a) RESENHA:
1. Trata-se de uma história fictícia escrita por William P. Young para seus seis filhos e que se tornou fenômeno de vendas nos EUA, alcançando o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times (cerca de 2 milhões de exemplares).
2. O livro conta a história da filha mais nova de Mackenzie Allen Philip (a pequena Missy) que foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana.
3. Quatro anos mais tarde, Mack Allen recebe um bilhete, aparentemente vindo de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta ao cenário de seu pior pesadelo.
4. O suposto encontro de Mack Allen com a Santíssima Trindade muda sua vida para sempre. O que ele ouve de Deus, Jesus e o Espírito Santo o faz compreender sua dor e sofrimento. A história é repleta de cenas com forte apelo emocional, que levam o leitor as lágrimas.
5. A maior parte dos conceitos de A Cabana são do cristianismo e a obra apresenta um Deus bom, que ama a todos, que é Soberano, que tem um plano para nossas vidas e que mesmo quando desgraças e tragédias acontecem, pode-se confiar nEle.
6. CONTUDO, muitas das palavras colocadas nos lábios de Deus são fruto da cosmovisão do autor e encontram-se recheadas de mensagem subliminar. Por isso, todo o cuidado é pouco. Para uma leitura proveitosa e livre de contaminação, é necessário usar o senso crítico, discernimento e bom senso.

b) ANÁLISE CRÍTICA
1. Muitos leitores já se posicionaram contra algumas partes do livro, classificando alguns conceitos como heresia teológica, especialmente por parcela da cosmovisão do autor que é retratada na obra em forma de mensagem subliminar e que contamina a mente do leitor desavisado.
2. Outros defendem o livro argumentando que o texto é de ficção e não teológico. No entanto, é preciso notar que, apesar de ser uma história fictícia, A Cabana foi escrita com a intenção de apresentar quem/e como Deus é - tendo portanto um cunho bem teológico. E esta já é uma estratégia subliminar, ou seja, usar ficção para tratar de teologia.
3. Tenho em minhas mãos um exemplar de “
A Cabana”, emprestado por um irmã da Igreja que presido. Este exemplar foi publicado pela Editora Sextante, edição de 2008. Baseado nesta edição analisaremos as mensagens subliminares contidas na primeira parte do livro.

Vamos aos fatos:

3.1. Deus é apresentado como sendo do sexo feminino, e é representado no livro por uma mulher negra e gorda chamada Elousia:


“Energizado pela ira, Mack foi até a porta. Decidiu bater com força para ver o que acontecia, mas, no momento em que levantou o punho, a porta se escancarou e diante dele apareceu uma negra enorme e sorridente” (p. 73)
“Certo, você não precisa me chamar de Elousia. É só um nome de que eu gosto e que tem um significado particular para mim. Então ela cruzou os braços e pôs a mão sob o queixo, como se pensasse com intensidade especial. — Pode me chamar do mesmo modo como Nan me chama. — O quê? Você não quer dizer... — Agora Mack ficou surpreso e mais confuso ainda. Sem dúvida aquela não era o Papai (Deus) que havia mandado o bilhete! — É... quer dizer, "Papai"? É — respondeu ela e sorriu, esperando que ele falasse, mas Mack ficou quieto. ” (p. 76)

3.2. O Espírito Santo também é apresentado como uma mulher. Desta vez a mulher é de origem asiática e atende pelo nome de Sarayu:

“ Mack tentou olhar de novo para a mulher asiática. Pelo que podia ver, ela talvez fosse do Norte da China, ou até mesmo de etnia mongólica. Era difícil dizer, porque seus olhos precisavam se esforçar para enxergá-la. Pelas roupas, Mack presumiu que fosse jardineira ou que cuidasse da horta.” (p. 75) — E eu sou Sarayu — disse ela inclinando a cabeça numa ligeira reverência e sorrindo” (p. 77).

Estes conceitos de que a divindade pertence ao sexo feminino parece ser inofensivo, mas trata-se de uma heresia combatida pela ortodoxia cristã e é apresentada em A Cabana pelo seu autor de forma subliminar como sendo uma possibilidade plausível. Uma das seitas adeptas desta teoria são os Meninos de Deus (MD), fundada por David B. Berg (1919 a 1995).

3.3. Jesus é apresentado como um homem comum e desajeitado que se ajoelha diante de uma mulher:

“Então olhou para além dela e notou que uma terceira pessoa havia saído do chalé. Desta vez era um homem. Parecia ser do Oriente Médio e se vestia como um operário, com cinto de ferramentas e luvas. Estava de pé, tranqüilamente encostado no portal e com os braços cruzados, usando jeans cobertos de serragem e uma camisa xadrez com mangas enroladas acima dos cotovelos, revelando antebraços musculosos. Suas feições eram bastante agradáveis, mas ele não era particularmente bonito — não se destacaria numa multidão.
- Então... — De repente Mack ficou abalado com a própria percepção. — Então você é...
- Jesus? Sou. E pode me chamar assim, se quiser. Afinal de contas, esse se tornou o meu nome comum. Minha mãe me chamava de Yeshua, mas também posso ser conhecido como Joshua ou até mesmo Jessé.” (p. 75-77)

“Mack ficou chocado diante da cena. Jesus deixara cair uma grande tigela com algum tipo de massa ou molho no chão, e a coisa tinha se espalhado por toda parte. A barra da saia de Papai e seus pés descalços estavam cobertos pela massa gosmenta. Sarayu disse alguma coisa sobre a falta de jeito dos humanos e os três caíram na risada. Por fim, Jesus passou por Mack e voltou com toalhas e uma grande bacia de água. Sarayu já estava começando a limpar a sujeira do chão e dos armários, mas Jesus foi direto até Papai e, ajoelhando-se aos pés dela, começou a limpar a frente de seu vestido. Gentilmente levantou um pé de cada vez e colocou os dois na bacia, onde os limpou e massageou. — Uuuuuh, isso é tãããão bom! — exclamou Papai.” (p. 95-96)

3.4. O autor do livro usa palavras pejorativas para falar de Deus e o considera como uma piada:


“ Mack o encarou, balançando a cabeça.
— Estou ficando maluco? Devo acreditar que Deus é uma negra gorda com um senso de humor questionável?
Jesus riu.
— Ela é uma piada! Adora surpresas e tem uma noção de tempo sempre perfeita”. (p.80)

3.5. As comparações pejorativas não param aqui. Na cosmovisão do autor, Deus curte música “Funk” e dança “rebolando”:


“ — Ah, acredite: não é. É mais tipo funk e blues eurasiano, com uma mensagem fantástica. Ela veio bamboleando na direção de Mack, como se estivesse dançando, e bateu palmas. Mack recuou.
— Então Deus ouve funk? — Mack nunca ouvira a palavra "funk" em qualquer contexto religioso. — Achei que você estaria ouvindo uma música mais de igreja.” (p. 81)


3.6. Para não restar nenhuma dúvida ao leitor acerca da cosmovisão do autor de “A Cabana” ele faz questão de evidenciar que duas mulheres e um homem são seres integrantes da Trindade Divina:


“ — Então qual de vocês é Deus?
— Eu — responderam os três em uníssono. Mack olhou de um para o outro e, mesmo sem entender nada, de algum modo acreditou.” (p. 77)

continua na próxima postagem





25 comentários:

  1. Excelentes observações a respeito do livro, também li e não há dúvidas de que este livro pode ser até parecer inofensivo mas uma leitura criteriosa demonstra que as mensagen subliminares de fato tentam corromper a fé dos que creem que Jesus é o único caminho para Deus (Jo 14:6). Extraí este trecho da pág. 101. São supostas palavas de Jesus: "Eu sou o melhor modo que qualquer humano pode ter de selacionar com Papai ou com Sarayu." Sendo o melhor, supõem-se que ajam outros modos (ou caminhos) que não sejam tão bons. Vejam o que está escrito na pág. 168 (novamente supostas palavras de Jesus: "Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons,batistas ou mulçumanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa... Não tenho desejo de torná-los cristãos..." Além de tentar dissiminar o ensino de que não é necessário seguir os ensinamentos bíblicos de Jesus, o autor também depreza o trabalho da igreja de anunciar a Cristo, com a idéia de que Jesus está presente em todo e qualquer sistema e de que a igreja não é necessária, pois, o próprio Deus encontrará, ensinará e apefeiçoará as pessoas que precisarem Dele (não que isso seja mentira) mas, como ouvirão, se não há quem pregue?

    ResponderExcluir
  2. Eu estou lendo o livro, mas com uma certa incomodo. Dizer que Deus e o Espirito Santo, ambos apresentados como mulher nesse livro, torna se perocupante e irrelevante. Ando preocupado, com a juventude que ler qualquer tipo de literatura, e nao ha nenhuma instrução das igrejas quanto a esse tipo de temas...
    mas graça a Deus que ainda existe pessoas preocupadas com a Obra de Deus e preocupou se em postar esse ensino graça e paz

    ResponderExcluir
  3. CREIO QUE TUDO QUE DEUS FAZ É MUITO BOM, E SEI QUE EM TUDO ELE NOS ENSINA. VEJO NESTE LIVRO UMA FORMA DE ENTENDER, QUE DEUS TEM OS SEUS MEIOS DE SE APRESENTAR PARA NÓS E NOS SURPRIENDER NAQUILO QUE JUGAMOS COMO SENDO IMPROPRIO, O QUE NÂO QUER DISSER QUE É ERRADO.DEUS É SOBERANO, E APRENDI NESTE LIVRO UMA BOA DOSE DE BONDADE MISTURADA COM AMOR, QUE SUPERA TUDO. POIS O NOSSO PAPAI É AMOR DECLARA AS SANTAS ESCRITURAS. E ELE NÃO SE ENQUADRA NA NOSSA LIMITAÇÃO, MAS A USA PARA NOS TRAZER ENTENDIMEWNTO DAQUILO QUE PARA NÓS É TÃO DÍFICIL E PAR É TÃO SIMPLES.

    ResponderExcluir
  4. Estou terminando este livro, e penso o seguinte...
    O livro me parece uma base de iniciativa para quem ainda não tem uma conectividade mais profunda com Deus, se torna uma forma de refúgio, de tranquilidade e ler um livro que passa uma mensagem de amor, de que o amor, a pureza superam tudo.
    No meu ponto de vista percebi que o livro "questiona" o ensinamento da igreja de seguir na presença, não falhar. Em trechos dão a entender que não é necessário buscar, que Deus simplismente vai até você.
    Isso realmente acontece, ele vem até nós. Mas de uma maneira contraditoria, com tanta sabedoria e explendor, ele faz um conjunto que acontecimento que nos levam até ele.
    Bom é o que penso.. Beijocas e boa noite

    ResponderExcluir
  5. Bom...a História que conta o livro a cabana é muito boa, mais claro que em certos pontos o livro discorda totalmente da bíblia, mais temos que ter sabedoria para tirar somente as coisas boas q o livro nos passa, e jamais troca-lo pela santa e bendita palavra de Deus (Bíblia).

    ResponderExcluir
  6. Li o livro e penso que sua mensagem deve ser analisada com cuidado e discernimento. Visto que ao mesmo tempo que passa mensagem de amor, pode confundir a mente de pessoas tecnicamente "fracas".

    ResponderExcluir
  7. Eu,acho que vcs precisam ler até o fim quando é explicado por que ele via uma mulher como Deus e não um homem, o que eu entendi foi que ele não tinha uma idéia do que era ter um pai, tanto que depois que ele perdoou o pai ele ver Deus como um homem,e na bíblia fala que pra se chegar a Deus é a traves de Jesus,e pra mim Eles são um só Todo poderoso,mais Pra mim também Ele é um pai e pai tem que brincar com seus filhos,não tenho a visão de que Deus é carrancudo e sim muito simpático,li o livro minha filha leu,toda minha familia e ninguém se contaminou com nada e adoramos o livro estou recomendando pros irmãos e até pra quem não é cristão.

    ResponderExcluir
  8. Christyanne: Acabei de ler o livro. Inicialmente,penso que toda interpretação deve ser primeiramente buscada "na e com a presença de Deus"para que vejamos a realidade de tudo. O livro é muito bom, as interpretações dele é que devem sercautelosas, devendo ser buscada aquela que se coaduna com o que está na Bíblia. Primeiramente, quanto a Deus Pai se personificar como uma mulher, creio que se fomos feito à imagem de Deus, e se existem os dois gêneros é óbvio que Deus pode se apresentar tanto como homem quanto como uma mulher, porque a essência d'Ele é Única, Deus vai além dos gêneros, e no livro em um primeiro momento Mack teria dificuldades em se relacionar com "Papai" na forma masculina devido aos seus problemas com o seu pai biológico. O caminho a ser seguido é somente um: JESUS. Creio que JESUS trabalha nos corações de budistas, mulçumanos, crentes e católicos quantas mil vezes forem necessárias para realmente covertê-los ao SEU VERDADEIRO AMOR e a partir desta conversão que só se dá quando a pessoa aceita JESUS como seu único SALVADOR E SENHOR é que o relacionamento com Deus (PAI,FILHO E ESPÍRITO SANTO)será moldado, desenvolvido e aprofundado. Precisamos ir a uma Igreja física e congregar para participarmos com os imrãos pela busca da adoração e compreensão de Deus, mas não podemos nos limitar àsregras sociais e eclesiásticas as quais muitas vezes visam uma relação de soberania; não digo para não respeitá-las, mas procurar viver Cristo e seu evangelho de verdade, porque quem busca vivê-lo, com certeza, não será ditado pelas regras deste mundo, mas sim pelas regras divinas, inabaláveis que buscam sempre o AMOR, a submissão não como hierarquia, mas como relacionamento de seres que buscam viver a vontade de Deus para suas vidas, nesta esfera material e na esfera espiritual, aqui e na eternidade!!! Que o Espírito Santo de Deus nos ensine a retirar não só deste livro mas de todas as obras aquilo que realmente traduz a mensagem que Ele quer nos passar.Glória somente ao Pai, Filho e Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a opressão que você sentiu tenha sido a sua consciência!Você por acaso não se apressa em julgar,como a maioria dos humanos?Não tem dificuldade em perdoar quem te machuca?Você realmente ama o seu próximo?

      Excluir
  9. Li a cabana e encontrei uma lição de perdão,
    para aqueles que querem ser perdoados,mas não perdoam.
    E mostra aos leitores que o amor de Deus é ímpar e inexplicável,por isso falta-me palavras!
    Aquele que tem sua fé firmada na rocha,não vai absorver nenhuma mensagem contrária,se é que o livre passa isto.
    DORALICE GOMES
    SÃO LOURENÇO DA MATA-PE
    MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS(BÉLEM)

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente com a Christyanne!!!
    Bendiciones!

    Bela

    ResponderExcluir
  11. Li "A CABANA" e adorei, entendi que Deus se apresenta para gente de forma muito simples e popular, às vezes como homem, mulher ou criança... O importante é a mensagem que ele transmite. No livro ele se apresenta como uma mulher, negra e cozinheira... Quer presença mais humilde e encantadora em uma família! Penso que o autor quis mostrar a sensibilidade, delicadeza e humildade de Deus ao se tornar visível para homem, pois até então a Bíblia nos mostra um Deus todo poderoso e inacessível...
    Após essa leitura, compreendi melhor as manifestações da Santíssima Trindade.
    Amei "A CABANA"
    Indico a todos que gostam de uma boa leitura e admiram a Trindade como eu.

    AML - BH - MG
    (Católica Praticante)

    ResponderExcluir
  12. ninguem conhece a Deus perfeitamente!
    A iniciativa foi maravilhosa!
    O livro nos leva a uma maior intimidade com Deus.
    Nos faz entender que Ele e realmente um pai que ama, e acima de tudo AMA.
    Que seria capaz de tudo e qualquer coisa para se aproximar de nos.
    Nao se tornara uma biblia.
    e apenas um livro de ficcao, que nos aproxima mais de Deus.
    Acho q as igrejas tem pregado muito um Deus que castiga, que se ira com nossas mancadas e pecados. Isso faz com que nos afastemos mais dEle, pois somos pecadores!
    E como uma crianca que tem medo do pai que vai brigar, se esconde dele quando faz burrada.
    O livro mostra que Deus e carinhoso, e nao tem expectativas, por isso nao se decepciona conosco. o que se torna um alivio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que comentar sua postagem!!!Estão fazendo um estardalhaço e Deus é pura simplicidade.Seu ponto de vista é muito bom.Achei o livro maravilhoso.Ja li tres vezes e gostaria que outros pudessem ler.Peçam dicernimento ao Espirito Santo e vc sentirá o toque de Deus.Deus se apresenta como ele quer!!Parabens por sua opinião.

      Excluir
  13. O mais importante é servir à Deus! Pessoal, parem de se preocupar com essas coisas, apenas vivam suas vidas em função de Deus, não criem confusões com nossos irmãos e irmãs, ignorem os problemas e entreguem-nos ao Pai, ele saberá o que fazer.

    Torno a dizer, APENAS VIVAM EM FUNÇÃO DE DEUS, ESQUEÇAM OS PROBLEMAS, SE NÃO CONSEGUEM ESQUECÊ-LOS, ENTREGUEM-NOS NAS MÃOS DO NOSSO PAI!

    Abraços à todos! E que a Paz do nosso Pai estejam com vocês!

    ResponderExcluir
  14. quando lemos no sentido de cura interior podemos entender melhor o livro e até mesmo nos aproximar-mos mais de Deus,porque todo aquele que não tiveram uma identidade paterna não conseguem reconhecer Deus como Pai, e Deus se apresentando a esse ferido machucado e com raiva dEle na forma de homem ficaria muito mais dificil uma aproximação.A historia é bela e muito mais belo ainda é a forma sabia que Deus usa para curar este homem. Estamos vivendo em tempos dificeis no evangelho onde muitos se aproveitam da fragilidade das pessoas e apresentam um deus de trocas "se vc não fizer Deus ñ faz aquilo".... enquanto somos nós e nossas feridas escondidas que não nos deixa nos aproximarmos desse Deus simples e maravilhoso que deseja apenas ter uma intimidade real e comum com cada um de nós. Enquanto ficamos presos a formalidades, achismos e dogmas criados pelo homem "Deus apenas deseja estar sentado conosco batendo um papo na cozinha da nossa casa tomando um cafezinho quentinho" Que a cura do Senhor encham os nossos corações e possamos viver a plenitude da presença de Deus em nós que é o AMOR!!!!!!! fiquem na paz e no amor de Cristo Jesus!!!

    ResponderExcluir
  15. O adversário de nossas almas é sutil e vem com sapatinho de algodão. Algumas pessoas não conseguem ter uma visão espiritual quando lêem algo que distorcem as escritura. Oremos constantemente pois Jesus está voltando e muitos serão enganados.

    1 Pedro 4:7 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

    ResponderExcluir
  16. Paz e Graça PR.
    eu estou lendo o livro a Cabana, mas bem no comecinho estava achando maravilhoso, mas agora com essas explicações e que me chama mt atenção estou meio que receiosa, mas msm assim irei lê-lo todo.
    Como existem pessoas assim no mundo, que querem dizer quem é Deus ou como Ele é.
    Ninguém viu Deus, Jesus veio a terre para viver no meio dos humanos, e foi crucificado em Cruz por nós, o Espírito Santo está presente na vida daquele que o busca.
    que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  17. queridos irmãos, tambem li o livro e confesso que quando acabei de ler senti uma opressão muito forte e quase não dormi à noite por isso procurei saber o que de oculto tinha por tras dele. fico muito grata pelo esclarecimento, e aconselho aos irmãos que fiquem mais apercebidos com aquilo que estão lendo ou ouvindo. a paz de Deus esteja com todos nós. amém

    ResponderExcluir
  18. Como diz no começo do livro...se você não gostou...então ele não foi escrito p/ vc...
    Chega de pintar Deus como tirano...chega de rotular Jesus...chega de pensar que aparencia é tudo...que o poder só cabe ao sexo masculino...Deus não tem sexo...Deus é tres em um...não temos que discutir quem e como é Deus...temos que deixar Ele viver em nossas vidas...

    ResponderExcluir
  19. A única coisa que posso dizer sobre o livro é que é maravilhoso‼ Sou cristã evangélica há anos e o livro não mudou em nada o meu conceito sobre Deus,Jesus e o Espírito Santo pelo contrário só aumentou a minha intimidade com Deus.Acho que esse livro é um instrumento de Deus para chegar as pessoas cheias de fortalezas principalmente para aqueles que não O conhecem e as vezes nem querem conhecer ou que pensam que O conhece e acha que deve manter distância de Deus justamente por ele ser Deus.E esse livro ajuda a acabar com todas essas barreiras.

    ResponderExcluir
  20. SOU EVANGÉLICO A ANOS, E ESSE LIVRO SÓ SERVIU PARA ME FAZER MAIS APAIXONADO POR DEUS, E CREIO QUE DEUS JÁ SABENDO DE TUDO QUE SE FALARÁ A RESPEITO DESSA OBRA NO PRÓPRIO LIVRO ELE TRATOU BEM CLARO, TODOS ESSES TIPO DE QUESTIONAMENTO, QUANDO SE REFERE AO SER HUMANO QUERENDO A TODO O TEMPO SER INDEPENDENTE E MANTER O CONTROLE DA SITUAÇÃO ACHANDO QUE PODE JULGAR A TUDO E A TODOS, QUERENDO BRINCAR DE DEUS.... ME DESCULPEM MAIS SE APROFUNDEM NA INTIMIDADE COM DEUS E SEU ESPIRITO SANTO... PRA MIM POUCO INTERESSA SE DEUS É HOMEM OU MULHER, O AMOR DELE TRANSCENDE TODO O ENTENDIMENTO HUMANO...

    ResponderExcluir
  21. Santo Agostinho, homem de fé e sábio, ensinou que mais importante do que ler muitas literaturas é ler boas literaturas! (Ainda bem que parei a leitura de A Cabana pelo prefácio!)

    ResponderExcluir
  22. Bem, infelizmente, existem pessoas que se dizem "cristãs" a apenas querem mostrar coisas ruins sem ao menos buscar de Deus, e eu só digo uma coisa a respeito do livro, ele é ótimo, para aqueles que leem com temor a Deus, o livro ensina bases biblicas que Pastor ou ancião algum presa em relembrar, ensinar a amar e a perdoar, coisas que na igreja de hoje está deixando muito para trás, vocês deveriam deixar o lato racional de lado antes de ler um livro como esse e levar para o lado espiritual, se no livro mostra que Deus é homem ou mulher, essa não é a questão e sim o que o livro ensina, ele não ensina qual religião seguir, qual igreja, quem está certo ou errado, ele apenas mostrar que você acima de tudo, não deve deixar de acreditar e confiar em Deus, que devemos amar e sempre perdoar ao proximo, o livro mostra do que Deus se agrada.
    Desculpe Pr. Dr. Douglas Roberto de Almeida Baptista, mas se quer fazer algo que seja descente a respeito do livro, ore antes e tente fazer um testo pelo lado espiritual.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro não deve ser lido por cristão algum, Deus da maneira que é colocado é totalmente errôneo. Temos que ler a bíblia, o catecismo da Igreja Católica e viver os sacramentos, isso é que cura e liberta para um dia chegar ao céu. O resto pertence ao mal. Jesus veio ao mundo ensinar o que devemos seguir e os apóstolos deixou escrito na Bíblia. A igreja de Cristo é a Católica Apostólica Romana, a única verdadeira! A única que tem todas as armas contra satanás.

    ResponderExcluir