quarta-feira, 14 de julho de 2010

REFAZENDO OS PASSOS DOS PIONEIROS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

"Escadinha" do Porto em Belém - PA
Avenida Presidente Vargas (Belém-PA)
Monumento da Assembléia de Deus na Praça da República em Belém - PA
Missionária Marta e Pastor Raimundo no banco da Praça da República
Primeira Igreja Batista do Pará
Logomarca oficial das Assembléias de Deus no Brasil

Neste final de semana (9-11 Jul 10), pela graça de Deus, estive em Belém, a bela capital do Pará.
Na oportunidade ministrei o curso de capelania na Assembléia de Deus em Ananindeua.
Na ocasião tive o privilégio de refazer os passos dos pioneiros
e fundadores da Assembléia de Deus no Brasil.
Leia um pouco da história da AD e entenderá o significado das fotos acima:


1. A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará,
2. Em 19 de novembro de 1910, vindo dos Estados Unidos, desembarcaram em Belém, capital do Estado do Pará, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.
3. Ao desembarcarem subiram pela `escadinha` do Porto em Belém, depois andaram pela Avenida Presidente Vargas até chegarem a praça da Republica. Ali exaustos, famintos e sem dinheiro, comeram manga assentados em um dos bancos da praça.
4. Dali foram apresentado na Primeira Igreja Batista do Pará, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência inicial da manifestação do batismo no Espírito Santo.
5. A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com a igreja de lá.
6. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.
7. No próximo ano (18 Jun 2011) a Igreja completará 100 anos. E pela graça de Deus tem se tornado a maior igreja evangélica do Brasil e também do mundo.
GLÓRIA A DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário