quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DEVE O CRISTÃO CELEBRAR O NATAL?

1. O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro em quase todos os países cristãos do mundo. Porém não foi assim no início do cristianismo. Até o século III, o Egito e a Palestina tinham como datas festivas os dias 25 a 28 de Março.

2. Na Roma antiga celebrava-se uma grande e concorrida festa popular e pagã no dia 25 de dezembro. Assim, no século IV, o então Papa Julius I, transferiu para esta data o Natal cristão. Esta festa pagã era realizada em comemoração ao “Retorno do Sol” depois de um longo e gelado inverno.

3. No ano de 1752, os cristãos deixaram o calendário Juliano e passaram a adotar o calendário Gregoriano e a data da celebração do Natal foi adiantada em 11 dias para compensar a mudança para o novo calendário. Por isso alguns setores da Igreja Católica, os chamados “calendaristas”, ainda festejam o Natal em sua data original, antes da mudança do calendário cristão, no dia 7 de Janeiro.

4. Aqueles que não celebram o Natal sob o argumento que ele tem origem em uma festa pagã não precisam se preocupar. O calendário foi mudado e o sentido pagão desapareceu há muito tempo.

5. Outro argumento de que muitas coisas pagãs perderam seu sentido são os dias da semana usados até hoje.

6. No paganismo religioso e na cultura greco-romana, cada dia da semana era dedicado a um astro ou a um deus. Deste modo os dias da semana se imortalizaram com a seguinte nomenclatura:

Dia do sol - Domingo
Dia da lua - Segunda-feira
Dia de Marte - Terça-feira
Dia de Mercúrio - Quarta-feira
Dia de Júpiter - Quinta-feira
Dia de Vênus - Sexta-feira
Dia de Saturno - Sábado
7. Os cristãos que não celebram o Natal com o argumento da data ser de origem pagã, devem usar o mesmo princípio e deixar de fazer uso dos dias da semana, sob o risco de incoerência entre o discurso e a prática.

8. Contudo, os cristãos nascidos de novo sabem que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Não usam os dias da semana em adoração a nenhuma entidade. Adoram e celebram apenas ao Senhor e Único Deus. Reconhecem que Natal não é pinheirinho, nem Papai Noel, muito menos luzes, enfeites ou presentes.

9. Natal é dia de celebrar o nascimento de Jesus: o Salvador, que é Cristo, o Senhor! Verdadeiro e Único sentido do Natal.

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor"
(Lucas 2.10.11)

FELIZ NATAL PARA TODOS!

2 comentários:

  1. Parabéns Pastor Douglas, um importante comentário sobre esta data, muitas vezes contestadas, mal interpretada e, vindo de sua pessoa, gostaria de republicá-la em meu blog, com as devidas referências ao autor. Um grande abraço na Paz do Senhor!

    Ps. Por falar nisso, moro em Tupanciretã/RS e temos uma família aqui na Igreja que deve ser seu parente. O irmão tem familiares aqui no RS?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Eliel Toledo

    Fique à vontade quanto ao material deste blog
    Tenho um tio que reside em Tupã (Sadi Baptista)

    Feliz e abençoado 2011
    Att

    ResponderExcluir